Cesio-137 Goiânia
Começou no dia 13 de setembro de 1987em Goiânia, Goiás. Teve centenas de vitimas, contaminadas por apenas uma capsula de Césio- 137.
Dois catadores de lixo foram até antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia e encontraram uma maquina de radioterapia abandonada. Ao levar para casa por interesse de vender algumas peças como chumbo, separaram algumas de próprio interesse e levaram á um ferro velho.
Venderam para o proprietário, Devair Alves Ferreira que, ao desmontar; descobriu um pó branco onde no escuro fica azul brilhante que chamou sua atenção.
Por achar que era algo sobrenatural, levou para casa e mostrou para parentes e vizinhos. Ficaram tão comovidos que alguns at levaram um pouco para casa.
Após alguns dias, quando o matéria radioativo já estava espalhado intensamente, pessoas procuram hospitais com sintomas de vômitos, náuseas, diarreia e tontura, e ao serem diagnosticas com uma doença contagiosa, dias depois descobriram uma possibilidade de uma Síndrome Aguda de Radiação.

