Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)


A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada em 1956 e estruturada pela Lei 4.118 Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), de 27 de agosto de 1962, para desenvolver a política nacional de energia nuclear. Órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, a CNEN estabelece normas e regulamentos em radioproteção e é responsável por regular, licenciar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no Brasil.
A CNEN investe também em pesquisa e desenvolvimento, buscando um uso cada vez mais amplo e seguro das técnicas do setor nuclear, e seu foco é garantir os benefícios da energia nuclear a um número cada vez maior de brasileiros, sempre com total segurança na operação dos materiais e equipamentos radioativos.
Os campos de interesse da área nuclear não se limitam, no Brasil, ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a geração de energia elétrica e ao funcionamento e operação das termonucleares. Desse modo, a CNEN mantém atividades de pesquisa, orientação, planejamento, regulação e fiscalização, atuando em diversos setores que mantêm interação com a área nuclear:
· geração de energia elétrica;
· medicina nuclear;
· aplicações na indústria, agricultura e meio ambiente;
· pesquisa e ensino relacionados a tecnologias aplicadas;
· exploração e pesquisa em beneficiamento das reservas minerais nucleares (urânio, tório, etc.)
· defesa, especialmente relacionado à propulsão nuclear;
· tratamento e armazenamento de rejeitos radioativos;
· segurança e proteção radiológica da população.